Criança pequena pode usar computador ou celular?

Criança pequena pode usar computador ou celular?

Sim, pode, aliás acreditamos que deve. Essa resposta simples pode não ser exatamente o que você gostaria de ouvir (ou ler, no caso), porém, a verdade é que crianças pequenas podem usar aparelhos eletrônicos variados como computador e celular. Poder eles podem, agora, você já se perguntou alguma vez se eles devem? 

Pois devia. Essa é a grande questão que tem feito pediatras e demais especialistas se descabelarem em busca de respostas. Afinal, a partir do momento que a criança tenha acesso ao aparelho eletrônico, ele vai começar a utilizá-lo. Cabe mesmo aos pais medirem se vale ou não a pena permitir que a criança tenha contato com esses aparelhos e, inclusive, a partir de que idade a criança começará esse contato. Porém, para dizer que não demos informações para você tomar a melhor decisão, segue abaixo o que você deve considerar caso a caso.

Por que permitir que crianças usem computador ou celular?

A primeira coisa que você precisa lembrar é que as crianças de hoje em dia já nascem em uma era digital. Isso significa que elas já estão habituadas desde os primeiros anos a terem contato com tecnologias que não faziam parte da nossa geração. Pode parecer que quando falamos de tecnologia, estamos falando de computadores, videogames, celulares e tablets, porém, ela já está atualmente enraizada em detalhes muito mais subjetivos: são os botões do elevador, a tela digital do micro-ondas, o termômetro digital, enfim, luzes e mais luzes que passaram a fazer parte da vida da criança desde os primeiros anos. E aquelas luzinhas que piscam, brilham, apitam e insistem em chamar a atenção surtem efeito, se tornando algo natural.

Olhando por essa ótica, afastar a criança dos aparelhos celulares, tablets e computadores significaria dizer “aqui você pode, aqui você não pode”. E a criança muito nova não entenderia o porquê dessa restrição em algumas coisas e liberação em outras, levando a uma confusão já nos primeiros anos.

Ainda vale lembrar que esses aparelhos podem ser utilizados para estimularem o raciocínio e desenvolver as habilidades das crianças, sendo uma excelente forma de colocar as suas capacidades cognitivas para funcionarem desde cedo.

Pense bem, se você não permite seus filhos usarem essas tecnologias, ele já está ficando para trás, pois nos colégios, todos já usam, isso fará falta no seu aprendizado daqui a alguns anos. Se hoje no seu trabalho a tecnologia é muito importante imagine como será daqui a 10, 15 ou 20 anos. É fato que quanto mais cedo temos contato com a tecnologia mais simples ela é assimilada domo tudo na vida. Portanto proibir é seria uma grande ignorância.

Por que não permitir a criançar usar a tecnologia?

O principal argumento para a proibição referente ao uso de aparelhos eletrônicos de comunicação, como smartphones, computadores e tablets, é a óbvia necessidade de controlar o acesso de informações para as crianças. Através do acesso à internet, as crianças terão acesso a qualquer tipo de informação. Outro argumento contra o uso dos eletrônicos é a alienação das crianças, afinal, ao ficarem muito entretidas com jogos e vídeos, elas podem deixar de lado coisas importantes, tais como estudos, brincadeiras e outras atividades um pouco mais físicas e menos intelectuais, indispensáveis principalmente na infância.

Abaixo uma propaganda de uma empresa relata bem o sentimento de quem vê as crianças de 1, 2 e 3 anos dominando o uso dos iphones da vida veja:

Mas como tudo na vida, a moderação, acompanhamento e educação são a solução. Participe da vida digital dos seus filhos assim como participa na vida real, acompanhe o que ele está fazendo, monitore suas atividades digitais e claro ensine que tudo tem hora, além do que existem regras, para utilizar. Como tudo em nossas vidas a educação é muito importante.

Moderação acima de tudo. Mas bom censo é importante

De maneira geral, o ideal é que você consiga analisar o seu próprio ponto de vista e utilizá-lo com moderação. Se for para permitir, não deixe que a criança fique o dia inteiro com o tablet, tudo tem hora e lugar. Se for para proibir, também não precisa deixar a criança como se ela vivesse nos anos 30, pois você pode estar limitando o desenvolvimento dos seus filhoes, atrapalhando sua educação e lá na frente, seu desenvolvimento profissional.

Se você já passou por experiências e dúvidas como essa compartilhe conosco abaixo, envie sua experiência, curta, compartilhe e participe.



Promoções com Até 40% de Desconto

Promoções
@
produtos_rodape, produtos_lateral