10 coisas importantes para ensinar os filhões desde cedo.

10 coisas importantes para ensinar os filhões desde cedo.

Como bem concluiu Freud, a aprendizagem é um processo muito mais fácil durante a primeira etapa da vida, que dura até, aproximadamente, os sete anos de vida. Por isso, as crianças têm mais facilidade para aprender idiomas, números, letras e diversos outros conhecimentos. Nessa fase, também, é quando começam a se formar os valores, a identidade e as características que a pessoa apresentará até o final de sua vida. Portanto, existem diversas coisas que os pequenos devem aprender desde cedo e, neste artigo, você acompanha as 10 principais dicas sobre o assunto. Acompanhe abaixo.

1- Respeito

Como o mundo gira em torno da sociedade na qual vivemos, é essencial que a criança aprenda desde cedo que deve respeitar a todas as pessoas, evitando preconceitos no que se refere à raça, religião, sexualidade, gênero e condição social, entre outros. 

2- Educação

A educação precisa ser adquirida desde cedo, pois, assim como o respeito, é muito importante para o desenvolvimento social do indivíduo. Na maioria das vezes, as crianças, que são as consideradas “mal educadas”, são as mesmas que não possuem atenção em casa e são desrespeitados na escola. Ao educar uma criança, é essencial ensiná-las sobre tudo o que as cerca. No quarto com seu filho ler bons livros.

3- Dependência

Desde os primeiros anos, é importante que os pais consigam criar os filhos de modo a evitar a super proteção. Afinal, um dia o passarinho terá que voar e, quando ele é muito dependente dos pais, pode enfrentar sérias dificuldades nessa etapa.

4- Comportamento

As crianças são, naturalmente, curiosas em vários aspectos sobre o mundo em que vivem. Dessa forma, precisam entender o quanto antes que o seu comportamento possui um efeito no mundo, ou seja, como dizia a lei de Newton: “para toda ação existe uma reação”.

5- Segurança

Para a sua segurança pessoal, as crianças devem ser situadas sobre os perigos existentes no mundo. Com abordagem especial, explique a eles que devem evitar certas coisas, pois se tratam de riscos à sua saúde ou segurança. Para que não tomem atitudes de risco, primeiro as crianças têm que entender o porquê.

6- Aceitação

Vivemos em um mundo onde as coisas são, constantemente, uma surpresa, e nem todos os resultados são aqueles que esperamos. Prepare o seu filho para aceitar os diversos “NÃO” pelos quais ele terá de passar ao longo de sua existência.

7- Dignidade

Certos valores têm de ser transmitidos de forma que o seu filho possa entender a importância do modo como se comporta em sociedade. A dignidade é um desses.

8- Divisão

Ensine o pequeno a dividir as suas coisas desde cedo. Ações como essa evitam as chances de criar uma pessoa egoísta e que pena apenas em si, já que essas pessoas, também, tendem a sofrer mais no convívio coletivo.

9- Verdade

Explique ao seu filho as consequências das mentiras contadas por ele. Na vida adulta, principalmente, a verdade é um valor que não deve ser abandonado, e tem de ser aprendido desde cedo.

10- Amar

É isso, ensine o seu filho a amar. O amor está entre as principais dádivas da vida, e o seu pequeno só poderá saber mais sobre isso quando também for amado e respeitado, já que é assim que se aprende a amar: recebendo amor.



Promoções com Até 40% de Desconto

Promoções
@
produtos_rodape, produtos_lateral