Dicas para aproveitar as férias antecipadas de 2014

Dicas para aproveitar as férias antecipadas de 2014

As férias escolares estão chegando, nesse ano, ainda mais cedo por causa da Copa do Mundo. Durante um mês seus filhos ficarão em casa, e precisarão gastar todas as energias que gastam nas atividades escolares todos os dias. Também é um momento bem importante por permitir que a família fique mais próxima, o que nem sempre é possível na correria dos afazeres cotidianos. Agora é o momento de aproveitar o máximo possível a companhia da criançada.

As férias são em pleno inverno, por isso é bom pensar em atividades que possam ser feitas dentro de casa, por causa da umidade e das temperaturas baixas. Uma sessão de cinema na sala de estar com toda a certeza será um sucesso! Escolha boas comédias e desenhos animados na locadora mais próxima. Separe as cobertas e a tarde está feita. É claro que a pipoca não pode faltar.

Ainda pra brincar dentro de casa, os jogos de tabuleiros são ótimas estratégias. Além de divertidos, eles são ótimos para estimular a capacidade de raciocínio das crianças, evitando que o cérebro fique “preguiçoso” durante as férias. Bons exemplos são o “Banco Imobiliário” e o “Jogo da Vida”, que podem render boas horas de diversão, risadas e aprendizado com os filhos.

Os jogos de videogame também são ótimos para brincar com as crianças, principalmente com os aparelhos mais novos que têm sensor de movimento, o que deixa a brincadeira ainda mais divertida. Mas tome muito cuidado: não é saudável para as crianças ficarem durante horas na frente de uma tela, por isso, nada de deixá-las na companhia do videogame todos os dias e durante muitas horas.

Mas é importante lembrar que mesmo no inverno de julho, sempre há os dias em que é possível sair e brincar no quintal, que são ainda mais frequentes em algumas regiões do país. Nos dias em que o sol aparecer, certifique-se de que todos estão bem agasalhados e leve-os para brincar em um parque, é diversão na certa! Além disso, as crianças podem sair um pouco de dentro de casa e respirar ar puro. Dá até para levar uma bola e jogar futebol!

Que tal aproveitar as férias para estimular a criatividade das crianças? É bem simples, renove o estoque de tinta guache e massinha de modelar e tente não se preocupar com a sujeira! Lembre-se de colocar uma roupa mais velha na criançada nesse dia, e montar um ambiente que possa receber as “marcas” de toda essa diversão. Eles vão adorar.

Uma alternativa é escolher alguns dias das férias para reviver com seus filhos as brincadeiras que fizeram parte da sua infância, e que foram um pouco esquecidas pelas crianças de hoje. Brincar de se esconder, por exemplo, pode ser muito divertido e render boas risadas e família. Pense em tudo aquilo que você gostava de fazer quando tinha a idade que seus filhos têm hoje, e faça isso.

Leve seus filhos para passear nessas férias, pelo menos algumas vezes! Pode ser em algum shopping que tenha espaço para brincadeiras, no zoológico, circo, teatro. Passeios que vão mantê-los entretidos, com os quais eles vão poder se divertir e também aprender coisas novas. As crianças têm grande capacidade de absorver conhecimento, aproveite esse potencial.

Tire tempo para incentivar seus filhos à leitura, pois isso também pode ser uma brincadeira, saudável e divertida, por sinal! Leve-os para visitar uma livraria ou biblioteca, permita que escolham o título do qual mais gostaram. Se o seu filho ainda não chegou à fase da alfabetização, leia para ele, é fundamental que se acostume com esse tipo de atividade desde cedo!

E nessas férias ainda dá pra juntar a família em volta da televisão para assistir aos jogos da Copa do Mundo. Independente dos resultados dos jogos é uma chance de vibrar e soltar as emoções ao lado das pessoas que você mais ama.

Não importa quais atividades você decida fazer com seus filhos nessas férias, desde que você passe um tempo significativo com eles. Não importa se são bebês, crianças ou adolescentes, a proximidade e o diálogo com os pais é fundamental para formar seu caráter e seus valores. Deixe o trabalho um pouco de lado e brinque com os seus filhos, lembre-se: eles vão crescer muito rápido, deixando saudades dessa fase.



Promoções com Até 40% de Desconto

Promoções
@
produtos_rodape, produtos_lateral