Dicas para deixar sua casa mais segura para idosos

Dicas para deixar sua casa mais segura para idosos

Lar é um palavra aconchegante, que lembra tranquilidade e segurança, mas para algumas pessoas nem sempre isso acontece. Idosos e portadores de deficiência física e motora nem sempre têm em sua casa um ambiente seguro e adequado para eles, mas algumas pequenas adaptações são capazes de mudar todo o ambiente e fazer a diferença.

Como tornar sua casa mais segura e adaptada

Piso Antiderrapante

Invista em pisos antiderrapantes. Livre-se de tapetes de passar e de tricô. Como são de tecidos leves e não tem boa aderência, esse tipo de tapeçaria pode causar sérios acidentes. Por isso, invista em artigos que possuem uma camada antiderrapante na parte inferior, ou deixe a casa sem nenhum tipo de pano solto. 

No banheiro, um piso antiderrapante ou antideslizante é essencial, já que muitos acidentes acontecem na hora em que as pessoas estão saindo do banho, para a segurança de deficientes visuais isso é primordial. Já existem no mercado acessórios até mesmo em PVC, com base adaptada, que evitam que o tapete se mova de um lado para outro e, com isso, deixam o ambiente mais preocupante da casa mais seguro e confortável.

Outra prática que deixará o ambiente ainda melhor são as barras de apoio. Com a dificuldade em se locomover, levantar ou sentar, é necessário que as pessoas possuam apoio em lugares específicos. Por isso, instale os produtos dentro do box do chuveiro e ao redor do vaso sanitário. Nesse caso, é recomendável que se dê um espaço de 30 centímetros entre o tampo e a barra. O objeto também é indicado com as mesmas especificações para a área da pia. No box, ainda é possível criar uma espécie de banco ou uma cadeira própria para banho, que vão permitir maior conforto.

Iluminação 

Um dos principais pontos para garantir uma boa segurança para idosos e pessoas com visão reduzida é a iluminação, por isso, instale interruptores perto das portas de entrada do ambiente e da cama, no caso dos quartos. Espalhe também pela casa luzes de emergência que servirão como guias para a saída caso falte energia. 

Acessibilidade ao espaço e objetos

Válvulas de piso e paredes: Elas facilitam a vida de quem não consegue abrir mais as torneiras. Com uma leve pressão do pé ou com o acionamento pelos joelhos, ela facilita a saída de água e tem fechamento automático.

Passagem livre: Tire do caminho móveis ou peças que podem atrapalhar a locomoção, principalmente nos corredores. Assim, o idoso terá mais espaço na hora de andar e as chances de bater em algum lugar ou tropeçar em peças que podem causar acidentes ficam nulas.

Ilumine as escadas: No mercado já existem diversos tipos de fitas adesivas fluorescente que podem ser colocadas em escadas e quinas auxiliando na percepção de um desnível no local.

Mantenha um telefone por perto: Caso seja necessário um contato de emergência, a pessoa não precisará se locomover para pedir auxílio, por isso, invista em aparelhos próximos à cama e em lugares estratégicos como banheiro e cozinha.

Instale corrimões nos dois lados da escada. Segurança para idosos nunca é demais, por isso, faça a instalação que permitirá que o apoio na hora de subir ou descer degraus seja ainda maior, facilitando ainda mais a vida de quem precisa.

A adaptação do banheiro é o principal, é no banheiro que grande parte dos acidentes acontecem, além de colocar algum tipo de piso antiderrapante ou mesmo um tapete de borracha, intale as barras de apoio, presas nas paredes, dentro do box, ao lado do vaso sanitário, dependendo até mesmo uma cadeira de plástico poderá lhe ajudar a melhorar a seguraça.Segurança para idosos

 



Promoções com Até 40% de Desconto


Móveis Cozinha Itatiaia - Dicas de decoração

Promoções
@
Google+